Site Prefeitura de Contagem

Site Prefeitura de Contagem

Matéria veiculada no site da Prefeitura de Contagem, Minas Gerais, sobre a Capacitação de Tapembol para Professores e Estagiários do Programa.


 

Segundo Tempo terá nova modalidade esportiva

Jogo incentiva participação de toda a equipe e ensina o respeito às diferenças

Conhecido como "um jogo de todos", o tapembol é uma nova modalidade esportiva, que integra meninas e meninos em um mesmo ambiente, com o objetivo de ensinar a respeitar as diferenças. Pensando nisso, a Prefeitura de Contagem trouxe o esporte para a cidade, integrando-o à grade de atividades do Programa Segundo Tempo - Legado da Copa, desenvolvido no município em parceria com o governo federal.

Por ser um esporte pouco conhecido, a prefeitura vai realizar no dia 22/5, no Campestre Yucca Clube, um curso de capacitação sobre a nova modalidade, para orientar os profissionais de Educação Física que vão atuar no programa.

"Essa modalidade esportiva é uma novidade para os educadores e também para os alunos. Tudo que é novo traz certa curiosidade, por isso disponibilizaremos treinamentos para os professores conhecerem melhor essa nova ferramenta de integração", declarou o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Prado.

O tapembol é praticado de forma coletiva, em uma quadra, com seis jogadores em cada equipe. O objetivo do jogo é fazer gols, porém, diferente do futebol, a bola é conduzida utilizando uma mão aberta, limitando em um ou dois o contato por jogador, antes que ela seja passada para outro companheiro, fazendo com que exista um espírito de equipe. A ideia é fazer com que todos sejam necessários, tornando ilimitada a participação efetiva dos jogadores.

Criador do tapembol e professor de Educação Física, Marco Aurélio Cândido Rocha, vai ministrar a capacitação. Para ele, a inserção do tapembol como modalidade esportiva no Programa Segundo Tempo abre portas para outras modalidades esportivas. "Além de dar apoio a um novo esporte mineiro, vai levar às crianças atendidas pelo programa a possibilidade, junto com seus professores, de vivenciar o novo e abrir portas para todos os outros esportes".

Segundo Tempo

O Programa Segundo Tempo integra o Projeto Legado Social Esportivo e de Lazer nas Cidades-Sede e regiões metropolitanas da Copa do Mundo. O objetivo é atender alunos, regularmente matriculados nas escolas da cidade, que poderão participar de até três modalidades esportivas diferentes (duas coletivas e uma individual). Os alunos poderão escolher entre voleibol, handebol, basquete, futebol de campo, hockey, xadrez, tênis de mesa, futsal, além do tapembol.

Em Contagem, o programa atenderá 37 escolas municipais (sendo que duas possuem dois núcleos, manhã e tarde), 20 escolas estaduais e seis Funecs. Na primeira fase, o programa beneficiará, aproximadamente, 9.450 alunos, entre seis e 17 anos, no contraturno escolar.

Para mais informações ligue para 3392-7549.


Clique aqui e acompanhe a matéria completa no site da Prefeitura de Contagem.


Conteúdos relacionados


  • Parceiros

    • Bolas Musa
    • Jornal Opinião
    • Ah! eu vi
    • Andrade Tean
    • IEPS
  • Redes sociais e Aplicativo

    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube
    • Facebook