Tapembol inicia em Rondônia

Tapembol inicia em Rondônia

As aulas de educação física na Escola Estadual Ulisses Guimarães, em Porto Velho, Rondônia, ficaram diferentes com a chegada do Tapembol. O Professor Darmiton iniciou os trabalhos nas aulas, envolvendo todos os alunos na prática do novo esporte.

O Professor Darmiton relata a experiência:

TAPEMBOL, EXPERIÊNCIA DE SUCESSO ESCOLA ULISSES GUIMARÃES PORTO VELHO/RO
PROFESSOR DARMITON PEIXOTO – CREF 2409-G/RO

A oito anos trabalho na escola Ulisses Guimarães Porto Velho/RO e quando cheguei aqui, o esporte que se praticava era o futsal e somente o futsal. Amante do basquetebol, comecei a introduzir aos poucos outros esportes mesmo com a dificuldade de não ter uma quadra adequada para isso. Handebol e vôlei primeiro e o basquete que só foi ensinado quando ganhamos uma quadra coberta e mesmo assim o futsal imperava! A dois anos começamos um trabalho para formação de equipes para os jogos estaduais de Rondônia. Por estar sozinho nessa empreitada e por não ter mais as tabelas de basquete que tanto amo, formamos equipes de handebol e futsal, onde este ano conseguimos chegar em terceiro lugar no handebol e primeiro no futsal em Perto Velho/RO, momento esse que veio premiar nossa luta. Assim que os jogos terminaram, voltamos as aulas de Educação Física, que é a entrada para novos conhecimentos, e como fã de esportes coletivos, fui apresentado ao Tapembol, através do meu mentor e ex-técnico de basquete Geraldo Anacleto de Recife/PE. Comecei introduzindo já como pratica através de jogos pré-desportivo e para minha surpresa os alunos gostaram muito, primeiro pelas regras básicas que foram bem assimiladas e depois pela movimentação em quadra, com poucos alunos que não participaram diretamente do jogo, diferente dos demais esportes coletivos que exigem mais destreza e afinidade com regras e fundamentos. Do 6º ano ao 3º ano do ensino médio, foi visível a empolgação e alegria dos alunos participantes do Tapembol a ponto de me perguntarem se ele iria entrar nos jogos internos.

O Tapembol chegou para ficar aqui na escola Ulisses Guimarães em Porto Velho/RO, escola que se destaca agora por ser a primeira a praticar o Tapembol em Rondônia e olhe lá se não na região norte. Ao apresentar vídeos e fotos no grupo de professores de educação física do estado já fui motivado para entrar no projeto “Prêmio Experiência de Sucesso” aqui do estado e” I Prêmio Professor Destaque de Educação Física” também do estado através da Gerência de Educação Fisica/SEDUC/RO.

Galeria



Conteúdos relacionados


  • Parceiros

    • Bolas Musa
    • Jornal Opinião
    • Ah! eu vi
    • Andrade Tean
    • IEPS
  • Redes sociais e Aplicativo

    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube
    • Facebook