Revista da UNIVERSO BH

Revista da UNIVERSO BH

Publicação sobre o Tapembol na Revista de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Universo, de Belo Horizonte, Minas Gerais.


TAPEMBOL “Um jogo de todos”

AÍDA LINHARES BARBOZA, MARCO AURÉLIO CANDIDO ROCHA

Resumo


A proposta dessa atividade de extensão é que nossos acadêmicos  possam ser multiplicadores de uma prática corporal diferenciada dos quatro esportes tradicionalmente desenvolvidos na escola ou em outros espaços de lazer. A prática do TAPEMBOL vai ao encontro de nossas discussões em sala de aula, onde o aluno precisa perceber e apreender a necessidade de vivenciar na escola ou em outros ambientes um jogo diferençado, que promova a inclusão sem necessitar de habilidades motoras específicas. Um jogo onde o aluno/atleta ou praticante perceba o outro como um parceiro da prática e não um adversário.


O TAPEMBOL é um jogo criado em 2007, em Caeté cidade do interior de Minas Gerais a 50 km de Belo Horizonte, cuja maneira de vivenciar se baseia inicialmente em dar tapas na bola entre os jogadores, trocando passes até o objetivo do gol. Outro fator característico do jogo, é que os fundamentos permitem até dois toques por vez na bola antes que ela seja passada para outro companheiro, fazendo com que cada um precise do outro para prosseguir no seu objetivo, tornando ilimitada a participação efetiva de seus componentes.


Partindo do principio que as regras garantem e se faz necessária a participação efetiva de todos os jogadores, o jogo foi intitulado como “um jogo de todos”, devido sua aceitabilidade, inclusão e respeito às diferenças. Quando dizemos que é "um jogo de todos" é porque ele também pode ser da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e de todos que tenham a vontade de praticar, não importando se é alto, magro, baixo ou gordo ou até mesmo que não tenha adquirido vivências de movimentações em outros esportes.


O primeiro contato da Universo/BH com idealizador desse jogo o Professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha, foi em 2009, quando o aluno do Estagio Erick Lomato também morador da cidade trouxe para nossa aula a vivencia desse jogo. Após quatro anos desse primeiro contato com o jogo TAPEMBOL, essa proposta foi retomada em 2013 onde o ex-aluno Tayson, trouxe a Universo/BH, como proposta de atividade para a disciplina de Estágio,  o criador da modalidade o professor Marco Aurélio  para ministrar uma palestra e oficina sobre o TAPEMBOL, e assim, o professor se tornou uma presença frequente, comparecendo todo o semestre à UNIVERSO/BH, proporcionando-nos a vivencia desse jogo/esporte para ser aplicado nas escolas e espaços do estagio ou em atividades de lazer.


O jogo TAPEMBOL favorece ao aluno/atleta praticar dentro de seus limites sem exigir do mesmo alguma habilidade como nos esportes tradicionais. Suas regras lhe permitem jogar sem ser cobrado um rendimento, ou gestos específicos para alcançar o objetivo do jogo (gol) é totalmente inclusivo. Essa proposta de inclusão permeia nossas discussões nas aulas da graduação, seja teórica ou prática. A inclusão é um dos princípios do Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica, um dos objetivos a Educação Física adaptada, jogos de inclusão e práticas esportivas, com essa atividade de extensão procura-se a aplicação da teoria a vivencia prática.


Recentemente o TAPEMBOL foi apresentado ao Ministério dos Esportes, e está caminhando para o seu reconhecimento como uma federação. A Universo/BH tem apoiado e divulgado essa prática nos espaços de atuação dos nossos graduando, destacando-se como uma Universidade que acredita e investe nesse “jogo para todos” como processo de inclusão, apoiando a prática dessa modalidade dentro da Universidade, nas escolas, clubes e associações.


O proposito dessa atividade dentro do curso semestralmente é tornar esse jogo cada vez mais conhecido aos nossos alunos, e que, eles possam reproduzir essa prática de jogo/esporte em seus espaços de atuação, proporcionando as crianças e adolescentes vivenciar um esporte diferenciado e muito inclusivo.


Temos introduzido a prática do TAPEMBOL em nosso evento “Jogos Integrados Universo” organizado pelos alunos do sétimo período do curso de Educação Física na disciplina de Organização e Administração Desportiva e é grande a aceitação dessa prática por todos os acadêmicos dos diversos cursos de graduação da Universidade. Na última edição tivemos a oportunidade de ver a equipe do curso de Direito ser campeã da modalidade. O que vem reforçar a proposta de um jogo onde não exige de seu praticante habilidades motoras específicas para alcançar um bom desempenho e que respeita às diferenças.


TAPEMBOL “ Um jogo de todos” abrace essa ideia.

[1] Professora da disciplina de Estágio, Jogos e Organização Desportiva – UNIVERSO/BH
[2] Professor de Educação Física - criador do Tapembol – CAETÉ/MG

ISSN 2179-1589


Acesse o artigo completo, clique aqui.

 


Conteúdos relacionados


  • Parceiros

    • Bolas Musa
    • Jornal Opinião
    • Ah! eu vi
    • Andrade Tean
    • IEPS
  • Redes sociais e Aplicativo

    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube
    • Facebook