Jornal "O Grito"

Jornal "O Grito"

Jornal "O Grito" - 02 de Julho de 2008

Educação Física levada a sério

A educação física escolar, fundamentada no conhecimento multidisciplinar, que envolve o tempo todo atividades físicas e esportivas, aliadas á aulas teóricas, tem um lado que amplia a percepção das pessoas sobre o seu potencial máximo.

Nos últimos tempos, esta profissão vem estando mais em evidência, por propiciar o bem-estar do corpo e da mente. É uma porta de referência á saúde e levada a sério por empresários e escolas no mundo todo. Cada vez mais, empresas têm buscado profissionais com embasamento teórico sobre o ser humano em toda sua complexidade, para que estes benefícios atendam a todos.

Encontramos na cidade de caeté, um esporte novo e interessante, que rompe as fronteiras da mesmice na área educacional. Os professores de educação física Marco Aurélio Cândido Rocha e Aderson Santos de Almeida, alunos da Universidade Fumec, desenvolvem um trabalho nas escolas onde trabalham, com crianças e jovens de ambos os sexos, inserindo uma modalidade de esporte que ultrapassa a discriminação e pode ser jogado por todos, o "Tapembol".

Conhecido como “um jogo de todos”, o Tapembol, esporte criado pelo professor Marco Aurélio, na escola Cew Promove, em agosto do ano passado, já é uma febre entre os adolecentes que ja não conseguem mais ficar longe das quadras. O jogo é um misto de várias habilidades, que são encontradas no basquetebol, voleibol, futebol e handebol, mas contém regras próprias e é disputado simultaneamente por atletas de sexos diferentes, com biotipos variados em uma mesma equipe.

O professor Marco Aurélio disse que pensava em um jogo diferente que ocupasse o espaço da quadra ao mesmo tempo com meninos e meninas disputando uma mesma partida. Algo que fosse tão empolgante quanto o futebol e o voleibol. " nas escolas onde trabalhei, a grande pedida era de que as aulas de educação física deveriam ser de futebol e voleibol apenas. Precisava criar algo novo, um esporte em que todos, sem distinção de tamanho, idade e massa corporal, pudessem participar”. Assim surgiu o Tapembol.

Com total apoio da Prefeitura de Caeté, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o esporte é aberto a comunidade, que cada vez mais aparece para conhecer e praticar uma atividade física sadia. Os jogos acontecem todos os domingos de 15 as 17 horas no ginásio poliesportivo de caeté.
O profissional Marco Aurélio expandiu suas idéias ao colega e profissional Aderson S. Almeida, professor de educação física na cidade de jaboticatubas, nascendo assim uma parceria de sucesso.

O professor Aderson leciona em uma escola estadual no distrito de São José de Almeida, município de Jaboticatubas, e quando tem oportunidade, vai a caeté ver a satisfação dessa nova modalidade esportiva entre a juventude local. _" vejo o esporte como a alavanca que impulsiona e dá ritmo a vida. O jovem precisa de atividades físicas que vão além das quatro linhas de uma quadra e exige comprometimento social."

Sempre bem disposto e inovador, o professor Aderson participou esse ano do Jemg (Jogos Escolares de Minas Gerais) com o total apoio do Prefeitura de Jaboticatubas e secretaria de educação local. Na oportunidade inseriu a Escola Estadual Eduardo Góes Filho na disputa em São José da Lapa, onde ocorreu a primeira etapa da competição de caráter regional. _" a escola precisava inserir seus alunos em uma atividade que brotasse nos discentes valores diferentes, a socialização e o espírito de equipe". Foram três dias de disputa e conseguimos bons resultados, apesar de não termos nos classificado para a segunda etapa. Valeu pela experiência que no próximo ano, será inserida de vez no calendário das escolas de Jaboticatubas."
Os professores ambicionam no decorrer do ano, promover um intercâmbio entre os municípios, elaborando um campeonato de Tapembol, a fim de divulgar o esporte a nível municipal.

Vídeos do jogo podem ser encontrados no site www.youtube.com, bastando digitar o nome “tapembol” e ver como a modalidade funciona.
Para saber mais sobre a modalidade:

Prof. Marco Aurélio – markoreliodvd@gmail.com
Prof. Aderson almeida - adersonalmeida@bol.com.br

  • Parceiros

    • Bolas Musa
    • Jornal Opinião
    • Ah! eu vi
    • Andrade Tean
    • IEPS
  • Redes sociais e Aplicativo

    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube
    • Facebook